Espetáculos nacionais e internacionais, cinema e Simoninha estão no CCBB Rio 

Por

Entre os dias 05 e 16 de junho, o Rio de Janeiro recebe a segunda edição do Cena Brasil Internacional, que vai ocupar o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França-Brasil e o entorno desse polo cultural com espetáculos de rua. Idealizado pelo produtor Sérgio Saboya, o evento apresenta 5 companhias internacionais e 8 nacionais. Durante 12 dias, o público pode conferir 18 espetáculos (39 apresentações no total), sendo 11 brasileiros (quatro inéditos no Rio) e 7 estrangeiros, que serão apresentados pela primeira vez na cidade. 

Entre as cias estrangeiras, destaques para a peça inglesa “Bane” (Bane, Bane 2 e Bane 3, escrito, dirigido e estrelado pelo inglês Joe Bom ou a presença da companhia belga De Facto, que se apresenta pela primeira vez no Brasil. 

O Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo completa 20 edições e exibe títulos da América Latina, Portugal e Espanha reunidos em um grande painel da produÍ ão audiovisual. Nesta edição, o homenageado será o diretor argentino Eliseo Subiela, reconhecido pelos prêmios nos festivais de Toronto, Havana, Viña del Mar, Cartagena, Montreal, Berlim, entre outros.

Geração Praça Moscou: O Cinema Húngaro Contemporâneo é a mostra que reúne 16 filmes, a grande maioria em película e inédita no Brasil, produzidos pela chamada geração pós-comunista do Leste Europeu. Para falar com o público sobre os novos rumos da sétima arte naquela região, o CCBB Rio recebe o cineasta Csaba Bereczki.

Jacques Rivette: Já não somos inocentes é a retrospectiva de um dos cineastas franceses mais importantes da história. Pioneiro da Nouvelle Vague, ao lado de Truffaut,Godard, Chabrol e Rohmer, Jacques Rivette explorou a fundo a relação entre cinema e teatro, realizando alguns dos filmes mais instigantes e inventivos do cinema moderno.

A série de debates Futebol.br – O Futebol no Brasil desenvolve um diálogo entre o esporte e as diversas manifestações artísticas e culturais do País. Com a presença de Glenda kozlowski, Chico Sá e Simoninha, os dois primeiros encontros falam sobre o futebol enquanto paixão nacional e suas relaçÍ es com a música.

Inspirado em um conto de Mauro Siqueira, o espetáculo Adágio, da Artesanal Cia. de Teatro, mistura o teatro tradicional com o teatro de animação por meio da manipulação de bonecos em escala real.

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66

Centro – Rio de Janeiro - RJ

CEP 20010-000

www.bb.com.br/cultura

twitter.com/ccbb_rj

https://facebook.com/CCBB.RJ