Shirley Temple, garota prodígio de Hollywood, morre aos 85 anos

Por

Aos 85 anos, Shirley Temple morreu em casa, na Califónia, de causas naturais nessa segunda-feira (10), segundo informações divulgadas hoje pela BBC. "Ela estava cercada por familiares e cuidadores. Nós a saudamos por uma vida de notáveis realizações como atriz, como diplomata, e ... nossa querida mãe, avó [e] bisavó”, disse um comunicado.

Shirley foi a maior estrela infantil da década de 1930 e também é considerada a mais famosa de todos os tempos. Ela começou a ter aula de dança aos três anos de idade e foi contratada para participar de uma série de curtas chamada Baby Burlesks, que parodiava estrelas e astros adultos, inclusive Marlene Dietrich.

Nessa época, atuou também em filmes, incluindo Little Miss Marker, Change of Heart, Now I'll Tell, Now and Forever e Bright Eyes (famoso pela música que cantou On The Good Ship Lollipop). 

Com apenas 6 anos, ela ganhou um Oscar especial -  uma mini-estatueta simbólica por sua contribuição ao cinema.

O presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt chegou a agradecê-la por "ter feito a América atravessar a Grande Depressão com um sorriso".

Shirley foi campeã de bilheteria de 1935 a 1938, mas depois de adulta não seguiu com o mesmo sucesso. Ela encerrou sua carreira no cinema em 1949.

Em 1967, se candidatou ao cargo de representante do estado da Califórnia no congresso norte-americano, mas não foi eleita.

Temple se tornou diplomata, foi delegada junto às Organizações Nações Unidas (ONU) em 1969 e 1970, embaixadora americana em Gana (1974-1976), entre outros trabalhos.

A artista produziu duas obras autobiográficas sobre sua infância: My Young Life e Child Star.

Vida pessoal

Nascida em Santa Mônica, Temple casou-se aos 17 anos com o soldado que se tornou ator, John Agar (1921-2002), e juntos tiveram uma filha, em 1948, Linda Susan Agar. 

Em 1949, eles se separaram e um ano depois Shirley oficializou sua união com o executivo Charles Alden Black (1919-2005), com quem teve dois filhos: Charles Alden Black Jr., em 1952, e Lori Black, 1954. 

Eles ficaram casados até a morte de Charles, aos 86 anos.