Prêmio Literário Cesgranrio presta homenagem a Vinícius de Moraes

Os candidatos usaram como inspiração frases célebres do poeta que marcou a cultura brasileira

Por

Comemorado na última quarta-feira (17), na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), o Concurso novos talentos – Categoria: contos do II Prêmio Literário Cesgranrio homenageou o “poetinha” Vinícius de Moraes. Os 29 ganhadores tiveram seus contos publicados em um livro que apresenta os novos possíveis talentos da literatura brasileira.

Foram mais de 300 inscritos no concurso, e cada vencedor ganhou 15 exemplares do livro e um certificado de reconhecimento do talento de jovens autores. O evento de lançamento contou com a presença dos membros do Conselho de Cultura da Cesgranrio Roberto Halboulti, Arnaldo Niskier, Carol Murta Ribeiro, Pedro Grossi e Ana Botafogo.

Carlos Eduardo Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio, destacou, durante o evento, a importância do prêmio. “Nós estamos, propositalmente na Academia Brasileira, na casa das letras, onde têm assento os maiores escritores e maiores literatos do país. Hoje aqueles que serão premiados, poderão algum dia estar sentados na cadeira de um dos acadêmicos da Academia Brasileira de Letras”.

O livro com os contos selecionados teve uma tiragem de 4 mil exemplares. O objetivo é que esses livros sejam distribuídos para bibliotecas e escolas públicas e para a instituição de onde veio cada autor. “Queria registrar esse momento histórico em que vocês, pela primeira vez, são reconhecidos como autores literários”, disse Serpa durante o evento, convocando os vencedores do concurso para uma foto.

Homenagem

Reconhecido pela sua vasta obra, que passa pela literatura, teatro, cinema e música, Vinícius de Moraes foi relembrado, pela segunda edição do Prêmio Literário Cesgranrio, através de cinco de suas célebres frases, escolhidas para servir de inspiração para os participantes.

A partir de uma dessas frases, os alunos dos ensinos médio e superior do estado do Rio de Janeiro soltaram a criatividade e escreveram um conto. Após um mês de avaliação, o Centro Cultural definiu os vinte e nove novos autores que foram reunidos em um livro, que será distribuído para escolas e bibliotecas públicas do estado.