O espetáculo Não vamos pagar! estreia dia 6 de novembro, no CCBB

Por

Com texto do dramaturgo italiano Dario Fo, tradução de José Almino, direção de Inez Viana e nomes como Virginia Cavendish, Marcelo Valle e Luana Martau no elenco, a montagem inédita iniciou turnê pelo circuito do interior de São Paulo, com patrocínio do Sesi - SP e chegará ao Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, dia 6 de novembro, 19h30.

 Escrita a quatro mãos pelo prêmio Nobel de literatura Dario Fo e sua mulher, Franca Rame (1954-2013), o texto, com diálogos ágeis e inteligentes do célebre casal de dramaturgos italianos, conhecidos por suas sátiras políticas, narra a história de um protesto em um supermercado contra os preços altos - que desencadeia situações surpreendentes, o espetáculo fica em cartaz até dia 30 de novembro.

 Conhecida por sua atuação nos filmes O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro, entre outros, Virginia assina também a idealização do espetáculo - e divide o palco com os atores Luana Martau, Fabrício Belzoff, Marcelo Valle, Zéu Britto e Tatianna Trinxet.

 "É notória a inspiração de Dario Fo no popular para chegar ao erudito, mantendo a crítica, sempre no tom satírico, político e mordaz, sem perder a poesia e a esperança em dias melhores", destaca Inez Viana, diretora do espetáculo.

A peça gira em torno das vidas de Antônia e Margarida, duas donas de casa que têm dificuldade para chegar ao fim do mês com as contas em dia. Antônia acaba de perder o emprego, e seu marido, João, trabalha em uma fábrica ameaçada de ser fechada. Em protesto pelo aumento dos preços, um grupo de pessoas decide invadir e saquear um supermercado. Entre elas, Antônia, que a partir disso se envolve em uma sequência de peripécias. O marido, cheio de valores e princípios éticos, prefere morrer de fome a fazer alguma coisa ilegal - e não faz ideia do que sua mulher tem feito. Somam-se a isso os problemas criados pela amiga Margarida, relutante em ajudá-la, e os vários encontros e incidentes com a polícia.