Festival de Sanremo começa em clima tranquilo

Para edição 2015, não há polêmicas contra o evento

Por

Começa nesta terça-feira (10) o Sanremo 2015, o maior festival de música italiana do mundo, no Teatro Ariston, na cidade homônima ao concurso. E, após as polêmicas ocorridas nos últimos anos, o clima para esta edição é de muita tranquilidade e será "sem perturbações" segundo o diretor da RAI, organizadora do evento, Giancarlo Leone.

Na entrevista coletiva de hoje, o apresentador Carlo Conti brincou que, além da calmaria, "o clima é dos melhores, o sol vai recuperar um pouco o meu bronzeado após as chuvas dos últimos dias". Ele ainda ressaltou que "Sanremo é a sua terceira casa" e destacou o porquê do sucesso do evento.

"A verdadeira força do festival é o seu poder de reunir as famílias italianas. Todas as famílias ficam na frente da TV para assistir e comentar", destacou. Ele ainda confirmou que essa edição terá homenagens aos cantores italianos que faleceram durante o ano passado: Mango, Pino Daniele e Giorgio Faletti.

Conti ressaltou também as duas apresentadoras convidadas que terá ao seu lado, as cantoras Emma (ganhadora do Sanremo 2012) e Arisa (ganhadora do Sanremo 2014), dizendo que isso mostra a importância de vencer o concurso.

Sobre uma possível polêmica pela participação da cantora drag queen austríaca Conchita Wurst, o apresentador destacou que ela "virá apenas para cantar e não dará nenhum tipo de entrevista".

O clima de serenidade "quase" preocupa Leone, que há anos comanda o evento e sabe que "as polêmicas fazem bem ao festival". Em 2012, um dos cantores que disputavam o Sanremo, Celentano, fez comentários polêmicos contra a Igreja e atrasava as participações ao vivo. No ano seguinte, no aguardo pelas eleições legislativas, o evento foi acusado de favorecer determinados políticos. Já em 2014, o político italiano Giuseppe Grillo, líder do partido Movimento 5 Estrelas (M5S) protestou sobre a situação política dentro e fora do Ariston.

Abertura 

Na noite de hoje, serão relembrados os campeões dos últimos 20 anos. Após a homenagem, se apresentarão os 10 últimos campeões do festival, entre eles Alexi Britti, Chiara, Lara Fabian e Dear Jack.

A abertura também receberá alguns convidados ilustres, que farão apresentações especiais. Entre eles, estão os cantores italianos Tiziano Ferro - que apresentará dois novos singles - e Al Bano, além da banda Imagine Dragons .

Conti também receberá no palco o médico da ONG Emergency Fabrizio Pulvirenti, que se recuperou do vírus ebola após contrair a doença em Serra Leoa. Além disso, é aguardada para hoje a chegada da atriz Charlize Theron, que será uma das convidadas, assim como o ator Will Smith.