'O Som dos Coretos': Nailor Proveta encerra série de homenagens a Anacleto de Medeiros
Grupo Luzeiro recebe soprista e arranjador no dia 3 de julho
Maior responsável por consolidar o trabalho das bandas de música (também chamadas bandas de coreto, bandas sinfônicas ou filarmônicas), Anacleto de Medeiros é o grande homenageado na terceira edição do projeto 'O Som dos Coretos', idealizado e protagonizado pelo grupo Luzeiro, formado por professores da Escola Portátil de Música.
O maestro, compositor e instrumentista completaria 150 anos este ano. E finalizando o projeto, no dia 3 de julho o grupo Luzeiro recebe a participação especial do soprista e arranjador Nailor Proveta - no Coreto Modernista do Parque do Flamengo.
O projeto estreou no Coreto da Praça São Roque, na Ilha de Paquetá e da primeira apresentação no Coreto Modernista do Parque do Flamengo, local onde nasceu o homenageado, as apresentações do projeto seguem na capital carioca.
Considerado um dos maiores compositores de nossa história, Anacleto de Medeiros foi fundador, diretor e maestro de muitas bandas, tendo contribuído de maneira fundamental para a fixação dessa formação no Brasil.
A tradição de bandas se reflete até hoje, por exemplo, no desenvolvimento de uma sólida escola de sopros.
A banda que se tornou mais famosa sob regência de Anacleto foi a do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, pela qual foi convidado no dia 30 de outubro de 1896 a organizar e dirigir, fase que durou até 1906.
A banda chegou a gravar alguns dos discos pioneiros produzidos no Brasil, nos primeiros anos do século XX.
Nesta homenagem a Anacleto de Medeiros, além de Nailor Proveta, maestro fundador da Banda Mantiqueira, outros expoentes da música instrumental dividiram o palco com o grupo Luzeiro. Participaram o flautista Antônio Rocha, o renomado duo Zé da Velha (trombone) e Silvério Pontes (trompete), e a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro.
Serviço: 'O Som dos Coretos - Homenagem a Anacleto de Medeiros'
O grupo Luzeiro e convidada Nailor Proveta
Data: 03 de julho, domingo), as 10h
Local: Coreto Modernista do Parque do Flamengo
Entrada franca
Classificação etária: Livre