Comédia 'Brimas' apresenta sessões gratuitas no Espaço Furnas Cultural
Montagem retrata encontro de duas senhoras imigrantes vindas do Egito e do Líbano para o Brasil
A comédia Brimas, de Beth Zalcman e Simone Kalil, fará uma curta temporada gratuita no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, Rio. Sob direção de Luiz Antônio Rocha, a peça fica em cartaz dias 23 e 24, 30 e 31 de julho com sessões às 20h no sábado e 19h aos domingos. Em cartaz desde novembro de 2015, a produção que se encontra em circulação por várias cidades, concorreu ao Prêmio Shell na categoria Melhor Texto.
Com afeto, humor, risos, emoção e cumplicidade entre as atrizes e suas personagens, Brimas traz um tema atual: imigração. Através das histórias reais de suas avós, Beth Zalcman e Simone Kalil trazem ao palco Ester e Marion. Ambas saíram jovens de seus países de origem, Egito e Líbano, respectivamente, foram acolhidas no Brasil no início do século passado.
Sinopse
Duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, revivem, com muito humor, suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade da família e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.
"Muito feliz por ter embarcado nessa viagem, nesse projeto lindo e abençoado! Falamos dos imigrantes que deixam suas pátrias e cruzam o oceano em busca de uma nova pátria. Através do humor vamos falar dessas travessias.” Luiz Antônio Rocha Para a autora e atriz Beth Zalcman, falar de sua avó é falar de identidade construída pelo afeto, pelo cheiro e sabores da comida, pelos gestos, pela voz, pelas histórias vividas e sentidas. Brimas é falar da possibilidade de encontros, de paz, independente de crenças, nesse momento contemporâneo de tanta intolerância. “A força dessas matriarcas, nossas avós, representando tantos outros imigrantes, tantas outras avós, tantas outras mulheres. Essa peça fala do oriente médio e fala do Brasil. Na verdade, Brimas fala de tudo aquilo que diz respeito ao que há de mais humano em nós: o amor, a saudade, a família, a fé e a alegria.” Emociona-se Simone Kalil, atriz e autora.
Ficha técnica
Texto e atuação: Beth Zalcman e Simone Kalil
Direção: Luiz Antônio Rocha
Assistente de direção: Valéria Alencar
Cenário e Adereços: Toninho Lôbo
Figurino: Claudia Goldbach
Iluminação Cênica: Aurélio De Simoni
Programação visual: Leandro Carvalho
Preparação de elenco: Beth Zalcman
Assessoria de imprensa: Minas de Ideias
Contrarregra: Roney Torres
Produção executiva: Fabiana Salgueiro
Produtores Associados: Beth Zalcman, Luiz Antônio Rocha, Simone Kalil e Sandro Rabello
Realização: Mabruk Produções, Mímica em Trânsito, Espaço Cênico e Diga Sim Produções
Serviço: Brimas
Data: 23 a 31 de julho, sábados (20h) e domingo (19h)
Local: Espaço Furnas Cultural - R. Real Grandeza, 219 – Botafogo
Entrada franca com distribuição de senhas a partir das 14h
Classificação: 10 anos
Mais informações: (21) 2528-3112