Fortes D`Aloia & Gabriel inaugura Galeria Carpintaria na zona sul carioca

Por

Uma das principais galerias de arte do país, a Fortes D`Aloia & Gabriel - ex-Fortes Vilaça - comemorou seu aniversário de 15 anos com a inauguração, neste fim de semana, de um novo espaço no Rio de Janeiro, a Carpintaria. Com 300 metros quadrados, o novo endereço fica no terreno do Jockey Clube carioca e foi cuidadosamente reformado para abrigar as atividades do grupo na cidade. 

A exposição de abertura, batizada de Uma Canção para o Rio, foi assinada por Douglas Fogle e Hanneke Skerath, curadores independentes de Los Angeles, com trabalhos de mais de 20 artistas ou grupos que exploram as relações concretas ou simbólicas entre o som e a forma. O leque é amplo e inclui desde nomes muito conhecidos do público brasileiro, como Nuno Ramos, Jac Leirner e Ernesto Neto, a artistas que ainda estão sendo descobertos na cena nacional e internacional.

O evento celebrou também a mudança na identidade societária da Fortes Vilaça, agora oficialmenre  Fortes D’Aloia & Gabriel. A alteração atualiza o sobrenome de Alessandra D’Aloia, anteriormente Vilaça  e conclui a incorporação societária de Alexandre Gabriel, atuante na galeria desde o seu início. A galeria representa 42 artistas brasileiros e estrangeiros, que lidam com os mais diferentes meios e poéticas. Só no mês de outubro, tinha artistas presentes em mais de 20 exposições espalhadas pelo mundo.