‘Corpossidade’ tem estreia nesta sexta-feira (24), na Arena Dicró
Espetáculo de dança retrata o cotidiano carioca
A Portus Cia de Dança estreia na primeira edição da Mostra de Dança da Juventude (MDJ) o espetáculo ‘Corpossidade’ que retrata o jeito de ser carioca. A apresentação acontece no dia 24/11 (quinta), às 20h, na Arena Dicró, no Complexo da Penha.
Inspirado na “carioquice” de nascidos na cidade ou não, ‘Corpossidade’ questiona como é viver no Rio e como é esse tal jeito carioca de ser. Cinco dançarinos se apresentam em diferentes cenas que trazem para o palco a observação do movimento que vem das ruas. Desde as discussões políticas dos últimos anos, passando pela fé à maneira carioca, que mistura diferentes crenças e religiões, ao movimento do quadril que traz a musicalidade do funk, samba, jongo e do maxixe que estão enraizados expressão cultural da cidade.
“O que é bacana é que conseguimos fazer um espetáculo que foge do estereótipo que fazem do “carioca”. Levamos para o palco a maneira como nos enxergamos e como queremos ser vistos”, destaca Marcela Brasil, coreógrafa e diretora da Portus Cia de Dança.
Os movimentos harmônicos da dança fazem uma crítica à imagem distorcida de como o carioca é visto no exterior. Um das cenas traz uma cachoeira de mulheres que representa a diversidade natural da cidade e, ao mesmo tempo, faz uma alusão da importância dos movimentos de empoderamento feminino cada vez mais fortes e organizados no Rio. “O espetáculo é feito não só para quem nasceu aqui, mas para quem vive aqui. A identificação é imediata”, finaliza Marcela.
Ficha técnica
Direção Geral: Marcela Brasil
Assistente de Direção: Daniele Noronha
Produção Executiva: Marcos Poubel
Intérpretes-criadores: Daniele Noronha, Gabriela Pereira, Isis Alves, Janine Messina, Layla Monçores, Mirian Miralles, Raissa Santos e Victor Cantuaria. Elenco: Gabriela Pereira, Janine Messina, Layla Monçores, Mirian Miralles e Victor Cantuaria
Colaborador de Pesquisa: Genilson Leite
Ensaiadora: Isis Alves
Música: Rodrigo Piccoli
Figurinos: Cecília Faria, Thaianny Theodoro e Pedro Machado
Iluminação: Rafael Di França
Serviço: ‘Corpossidade’ da Portus Cia de Dança
Data: 24 de novembro, quinta-feira, às 20h
Local: Arena Dicró - Rua Floripa Lobo, Penha.