Pag. 18 - Cartas
Copacabana Você só entende bem uma pessoa quando se coloca no lugar dela. Os moradores do Rio de Janeiro e de todo o Brasil devem ter se colocado no lugar dos que moram em Copacabana na noite de Natal, e sentido o tormento que eles deveriam estar passando por causa do show do Roberto Carlos. Moradores do bairro e quem queria passar a ceia de Natal com amigos ou parentes que residem em Copacabana ficaram encurralados. O prefeito da cidade disse que todo este sofrimento seria o ônus que o morador de Copacabana deveria pagar para que Roberto Carlos pudesse cantar nas areias da outrora Princesinha do Mar. O que se passou em Copacabana nessa noite é um reflexo do que acontece em todo o Brasil: o desprezo que as autoridades têm para com os direitos do cidadão.
Wilson Gordon Parker, Nova Friburgo (RJ) Chuvas A prefeitura do Rio apresentou um Centro de Operações, que, segundo o prefeito, é como se alguém ficasse olhando pela cidade. Coisa de Primeiro Mundo! Vai possibilitar inclusive orientar a população em caso de chuvas e enchentes. Vamos ver o que acontecerá. Não sei, não, mas está com cheiro de ser o mico do ano. Já estou vendo carros boiando em enchentes e pessoas com água pela cintura cobrando desse centro.
Panayotis Poulis, Rio Perimetral Parece incrível, mas o Viaduto da Perimetral vai ser demolido, por motivos estéticos. Custou milhões e diversos transtornos. Agora, com financiamento da Caixa Econômica, a ser pago com recursos do município, vai ser demolido para a criação do “Porto Maravilha”. Já sofremos com a construção. Agora, vamos sofrer com a demolição e pagar pela obra absurda, que vai aumentar, pelo menos temporariamente, o congestionamento no centro do Rio.
Paulo Martins Zenha Guimarães, Rio Datena É mais do que justa e merecida a condenação do apresentador de TV José Luis Datena, por “discriminação homofóbica”, por usar termos ofensivos contra um travesti. Datena é reincidente, pois já havia ofendido os ateus e agnósticos em seu programa. A liberdade de expressão é sagrada, mas jamais poderia ser usada por maus jornalistas para destilarem os seus preconceitos contra as pessoas e os direitos humanos. Datena e o seu programa apelativo e de baixo nível são um bom exemplo do baixo nível cultural do povo brasileiro e da péssima qualidade da programação da TV b ra s i l e i ra .
Renato Khair, São Paulo Parlamentares E para fechar com chave de diamantes lapidados, os deputados federais e senadores aprovaram com mais de 96% de aceitação seus próprios salários. Rendimentos mensais aquecidos agora em 61,83% de aumento. Isso sem discussões, apartes, réplicas, tréplicas ou quaisquer instrumentos discursivos. E foi em regime de caráter de urgência que os senhores parlamentares aumentaram seus salários dos atuais R$ 16.512,09 para R$ 26.723,13. Curioso: a estrela principal da festa foi o deputado Tiririca que, ao visitar a casa das autonobrezas e assumir o cargo já com seu salário garantido, achou tudo “bacana, legal’’. Enquanto isso, nas prateleiras do SUS faltam remédios para aposentados, pensionistas e outros desgraçados por nascerem num país sem respeito.
Cecél Garcia, Santo André (SP) Lula Ao ouvirem-se os primeiros acordes da música Tema da vitória , de Eduardo Souto, ou de We are the champions , de Freddie Mercury, sabíamos que o primeiro lugar de alguma competição havia sido alcançado. O Brasil do presidente Lula atingiu a primeira colocação em quê? Qualidade na saúde, educação, segurança, infraestrutura? Luiz Nusbaum, São Paulo.