Ações chinesas fecham em queda com retórica dura afetando esperanças comerciais

Por

Telão mostra índices acionários da Ásia em Tóquio, Japão

Os índices acionários da China fecharam em queda nesta quarta-feira, depois que Washington e Pequim trocaram palavras duras e apagaram as esperanças de um acordo comercial.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,8%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 1,0%.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repreendeu as práticas comerciais chinesas na terça-feira na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, dizendo que não aceitaria um "acordo ruim" nas negociações comerciais com a China.

O principal diplomata da China reagiu às críticas dos EUA nesta terça-feira, dizendo que Pequim não tem a intenção de "jogar Game of Thrones" e respeitará os interesses dos EUA, mas não será ameaçada no comércio ou permitirá interferências em seus assuntos, incluindo Hong Kong.

O mercado de ações "A" da China ainda enfrenta o risco de mais um aumento nas tensões comerciais sino-americanas, enquanto a falta de novas notícias sobre flexibilização de políticas monetárias também restringiu o sentimento dos investidores no curto prazo, disse a Wanlian Securities em um relatório.

Uma série recente de dados econômicos fracos seria um grande obstáculo para ganhos adicionais, pois a estabilização da economia deve servir de base para qualquer recuperação prolongada do mercado, acrescentou a corretora.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,36%, a 22.020 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,28%, a 25.945 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,00%, a 2.955 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,77%, a 3.870 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,32%, a 2.073 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,41%, a 10.873 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,94%, a 3.125 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,57%, a 6.710 pontos.