ECONOMIA
Em propaganda eleitoral, Deltan chama STF de 'mãe dos corruptos' e 'casa da mãe Joana'
Por ECONOMIA JB
[email protected]
Publicado em 16/08/2022 às 12:00
Alterado em 16/09/2022 às 18:37
Em sua campanha para ser deputado federal, o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos) critica em vídeo o Supremo Tribunal Eleitoral (STF), dizendo que o órgão virou "mãe para corruptos". As declarações são dadas com uma imagem do STF ao fundo.
"Pessoal, essa casa até pouco tempo era conhecida como a Suprema Corte do país, e é uma casa essencial para a democracia. Mas infelizmente ela se tornou a casa da mãe Joana, uma mãe para os corruptos", afirma o ex-procurador.
Continuando o discurso, Dallagnol diz que "por aqui passou a anulação de sentenças, a soltura de corruptos, o fim da segunda instância e muito mais"; complementando, sem citar o ex-presidente Lula (PT) diretamente, também diz que a Corte foi o local onde ocorreu "uma metamorfose de um político que passou de presidente condenado por corrupção para candidato a presidente".
No ano passado, o STF considerou o ex-ministro Sergio Moro parcial nos processos em que atuou como juiz federal em conjunto com Dallagnol contra Lula. Já neste ano, em março, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que o ex-procurador indenizasse Lula por danos morais no conhecido caso do PowerPoint. (com agência Sputnik Brasil)
Dallagnol também ficou conhecido (e foi muito criticado por isso) por querer usar bilhões de reis em poder da Justiça para criação de uma "fundação" a ser dirigida por ele e seus pares do Ministério Público. "Fundação" esta que até hoje não se sabe para que serviria.