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Governo contrata projeto para trecho da Transnordestina; é o 1º investimento do tipo em 14 anos

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Por ECONOMIA JB
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Publicado em 20/09/2024 às 05:02

Alterado em 20/09/2024 às 07:41

A Ferrovia Nova Transnordestina é uma ferrovia brasileira, em bitola mista, projetada para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, e o Porto de Suape, em Pernambuco, até o cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, com extensão total de 1.753 km. No futuro se conectará com a ferrovia Norte-Sul em Porto Franco Fonte: Governo Federal

A Infra S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, assinou contrato com o Consórcio Estratégica - Prosul para elaboração de projeto do trecho pernambucano da ferrovia Transnordestina, entre o Porto de Suape e Salgueiro.

A contratação, no valor de R$ 15,217 milhões, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 19.

Em 14 anos, é a primeira vez que o governo federal investe nesse tipo de contratação para elaboração de projetos para novos trechos de ferrovia.

O Consórcio Estratégica é formado pelas empresas Estratégica Engenharia Ltda e Prosul - Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda.

As empresas deverão elaborar o projeto básico/executivo do segmento greenfield do empreendimento. O contrato também contempla serviços de revisão de estudos e traçados para o projeto de engenharia com vista à execução das obras.

O projeto de engenharia é o primeiro passo para viabilizar as obras da ferrovia, que devem ser iniciadas em 2025.

Pelo contrato, o projeto de engenharia para os primeiros 55 km da ferrovia será entregue em quatro meses. Isso possibilitará que a Infra S.A. inicie a licitação para as obras assim que os documentos sejam aprovados.

O cronograma total de execução prevê que os serviços sejam realizados em 18 meses, conforme plano de trabalho pactuado com a contratada.

O segmento completo entre o Porto de Suape, em Recife, e a cidade de Salgueiro, no interior do Estado, conta com 520 quilômetros de extensão. O trecho greenfield, com obras não iniciadas, possui cerca de 250 quilômetros de extensão.

Incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia Transnordestina é considerada fundamental para redução dos custos logísticos da produção dos polos industriais, minerais e de agronegócio existentes na Região Nordeste. (com Agência Estado)

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