Fitch atribui grau de investimento à Usiminas

Por

SÃO PAULO, 5 de fevereiro de 2007 - A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu, hoje, Ratings de Probabilidade de Inadimplência do Emissor (IDRs) em Moeda Estrangeira e Local ´BBB-´, ou seja, classificação de grau de investimento, e Rating nacional ´AA+(bra)´ (AA mais) à Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas). A perspectiva dos ratings é estável.

A agência destaca que a alavancagem da Usiminas é baixa para a categoria dos ratings e apropriada ao ambiente atual de elevado preço do aço. "O perfil de crédito de grau de investimento da Usiminas se baseia na saudável liquidez da empresa, em termos de caixa no Brasil e fora do País, na forte capacidade de geração de fluxo de caixa livre e no fato de possuir investimentos", destaca comunicado enviado pela agência.

Ainda de acordo com o comunicado, os ratings da Usiminas se baseiam na posição competitiva da empresa no mercado e em seu conservador perfil financeiro. Os ratings consideram a natureza concentrada do mercado nacional de aço, que limita a concorrência com base unicamente no preço. As barreiras à entrada nesse mercado incluem os problemas logísticos de transporte do aço para o Brasil e dentro do País, uma vez que o acesso dos produtores estrangeiros de aço às redes de distribuição eficientes é limitado. Como a concorrência em importações de aço estrangeiro no Brasil é mínima, a Usiminas detém participação de 50% a 53% do mercado de aços planos no Brasil e 61% de participação nos sub-setores de veículos e autopeças. A empresa é beneficiada por suas modernas instalações de produção, pela diversidade do seu mix de produtos e acesso à mão-de-obra barata.

Segundo a Fitch, esses fatores possibilitam à Usiminas gerar fluxos de caixa positivos durante as baixas do ciclo global do aço e retrações econômicas no Brasil. Embora a Usiminas foque suas atividades basicamente no mercado local, a empresa também mantém presença fora do Brasil, exportando cerca de 30% dos seus volumes de venda. Ainda de acordo com a agência, apesar da consolidação que se encontra em curso, o mercado global de aço continua relativamente fragmentado e intensamente competitivo.

A Fitch também atribuiu o Rating ´BBB-´ (BBB menos) ao Programa Global de Medium Term Notes da Usiminas, no montante de US$ 500 milhões. As emissões dentro deste programa são incondicional e irrevogavelmente, conjuntas ou separadas, garantidas pela Usiminas e pela Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), sua subsidiária integral operacional.

(Redação - InvestNews)