Lucro da Toyota sobe 7,3% no terceiro trimestre
Agência EFE
TÓQUIO - O lucro líquido da Toyota, segundo maior fabricante de automóveis do mundo, aumentou 7,3% entre outubro e dezembro de 2006 em relação ao mesmo período de 2005, chegando a ¥ 426,7 bilhões (US$ 3,5 bilhões).
A empresa japonesa, que briga com a americana General Motors (GM) pelo primeiro lugar mundial, informou nesta terça-feira que sua receita líquida aumentou 15,2%, atingindo os ¥ 6,15 trilhões (US$ 50 bilhões) e que o lucro operacional cresceu 19,2%, para ¥ 574,7 bilhões (US$ 4,75 bilhões).
Nos últimos três meses de 2006, a Toyota vendeu no Japão 30 mil unidades a menos que no mesmo período do ano anterior. Mesmo assim, aumentou sua parcela no mercado interno em 1,3%, chegando a 47,5% do total.
Nos Estados Unidos, entre outubro e dezembro, as vendas foram de 175 mil carros a mais que no mesmo período do ano anterior. Na Europa, o aumento foi de 60 mil unidades.
O mercado asiático foi prejudicado pela queda na Indonésia e em Taiwan. A Toyota reduziu sua venda de veículos na região em 13 mil unidades. Os mercados da América do Sul, América Central e Oceania se comportaram de maneira positiva, com 37 mil vendas a mais.
A Toyota registrou um grande aumento na despesa em pesquisa e desenvolvimento, mas o comportamento da empresa foi estimulado pelas estratégias de marketing, que tiveram um papel importante no aumento dos lucros.
A empresa japonesa se aproveitou também do iene desvalorizado e de medidas de redução de custos.