HP lança nova versão de seu sistema operacional

Por

SÃO PAULO, 15 de fevereiro de 2007 - A HP lança hoje a nova versão de seu sistema operacional Unix, o HP-UX 11i versão 3, que completa 20 anos de idade. A versão anterior era de 2003. O objetivo é adaptar melhor o sistema para as necessidades atuais das empresas, com a Web 2.0 e a tendência de virtualização dos servidores (em que uma máquina atua como se fosse várias). Na nova versão, o sistema tem ganho de 30% no desempenho, devido a mudanças no kernel (o coração de um sistema opreacional), e permite o armazenamento de 100 milhões de zettabytes (medida para 1 quadrilhão de megabytes) em dados, conta o diretor global de marketing de servidores críticos da HP, Brian Cox.

O HP-UX tem base de uso em 500 mil servidores no mundo.

O Unix foi dominante durante anos nos servidores empresariais, e nos últimos anos têm sofrido com a concorrência do similar Linux, o mais conhecido software livre, de código aberto a modificações. O terceiro mais usado sistema operacional é o Windows, da Microsoft, utilizado principalmente para rodar em servidores de menor porte.

Segundo Cox, que está no Brasil para divulgar o lançamento, o Unix hoje ainda é a opção dominante de empresas que vão deixar os mainframes, servidores de grande porte, mais antigos, e desejam manter os níveis de segurança.

Hoje a HP também anuncia mundialmente novos servidores da linha Integrity, que levam os chips Itanium, fabricados pela Intel e que foram desenvolvidos pela HP.

(Carlos Valim - InvestNews)