TAM supera metas definidas para 2006, exceto redução de custos
REUTERS
SÃO PAULO - A TAM, maior companhia aérea do país, informou nesta quinta-feira que atingiu em 2006 as metas que haviam sido estabelecidas pela empresa, exceto a redução de custos.
- O principal fator que pressionou o Cask (sigla em inglês para custo do assento por quilômetro), não permitindo o cumprimento total da meta, foi o aumento de aproximadamente 6,7 por cento do preço de querosene de aviação - informou a TAM em fato relevante.
A empresa tinha como objetivo reduzir esse custo em 5 por cento no ano passado na comparação com 2005, mas o realizado foi diminuição de 4,3 por cento. Em termos de participação no mercado doméstico, a TAM estimou em fevereiro do ano passado que ficaria com 45 por cento de market share médio em 2006. O percentual alcançado, segundo a companhia, foi de 47,8 por cento.
A taxa média de ocupação das aeronaves usadas em vôos dentro do Brasil ficou em 73,1 por cento, acima do objetivo de alcançar 69,5 por cento, informou a TAM. A empresa também divulgou dados operacionais relativos especificamente ao quarto trimestre. De outubro a dezembro, a taxa de ocupação dos aviões - incluindo vôos nacionais e internacionais - ficou em 71,5 por cento, contra 71,3 por cento em igual período de 2005. O 'Cask' total caiu quase 10 por cento no trimestre, na mesma base de comparação.