Ações na Ásia sobem com cautela por preocupação com juro
REUTERS
CINGAPURA - As principais bolsas de valores asiáticas fecharam a terça-feira em alta, embora o mercado no Japão tenha caído por conta da cautela adotada pelos investidores locais, que aguardam a decisão do banco central nesta semana sobre a taxa de juro do país.
O alto patamar de rendimento dos títulos do Tesouro norte-americano também manteve as preocupações do mercado sobre o aumento dos custos de crédito no mundo.
O índice Nikkei da bolsa de Tóquio recuou 0,41 por cento, para 17.760 pontos. Entre as empresas que sofreram as maiores perdas estiveram as seguradoras, como a Mitsui Suminomo Insurance Co. Ltda, que perdeu 4,7 por cento.
- A visão do mercado é que quando a taxa de juro sobe, as ações baixam, mas nem sempre é assim. Mas essa noção está pesando psicologicamente na decisão do mercado, disse Toru Otsuka, vice-gerente-geral do departamento de informação da Mizuho Investors Securities Co. Ltda.
O índice Hang Seng de Hong Kong subiu apenas 0,10 por cento, depois que o governo chinês informou que a inflação ao consumidor no país subiu 3,4 por cento, em termos anualizados, em maio. Apesar de estar em linha com as expectativas, esse foi o maior avanço registrado em 27 meses, o que renovou os temores por um ajuste monetário mais forte.
Os outros mercados da região registraram lucros modestos, limitados pelas preocupações com o aumento das taxas.
O índice referencial da Austrália S&P/ASX 200 subiu 0,13 por cento apoiado nas mineradoras BHP Billiton e Rio Tinto, beneficiadas pela recuperação dos metais.
O Índice KOSPI de Seul fechou em alta de 0,78 por cento e o referencial de Taiwan ganhou 0,38 por cento, fechando na máxima em sete anos. O Índice Straits Times de Cingapura registrou uma alta de 0,45 por cento.
O Índice MSCI de ações asiáticas não japonesas subia em 0,48 por cento.