Selic deve encerrar 2007 próximo de 11% ao ano

Por

SÃO PAULO, 13 de junho de 2007 - O ano de 2007 deve ser pautado pela expectativa de novas reduções na taxa Selic, atualmente 12% ao ano. Para a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa de juros básica da economia brasileira deverá encerrar o ano em patamares próximos de 11% ao ano. Por conta disso as taxas de juros ao consumidor em todas as linhas de crédito deverão igualmente apresentar reduções durante este ano.

Segundo a pesquisa da Anefac, o ano 2007 também deverá ser pautado pela continuidade do aumento do volume de crédito que deve apresentar um avanço de cerca de 25% no volume emprestado.

Dentro das principais modalidades de crédito, os destaques deverão ser as linhas de crédito para financiamento habitacional, financiamento de veículos e o crédito consignado que deverão apresentar durante os próximos meses forte crescimento do volume emprestado pelo fato de serem linhas de crédito de menor risco de inadimplência por conta da garantia dos bens financiados e dos salários.

Assim sendo em 2007 os consumidores podem esperar um forte crescimento no volume emprestado e reduções de taxas de juros em todas as linhas de crédito, convivendo porém ainda com taxas de juros em patamares elevados.

As projeções da Anefac indicam que ao final de 2007 o volume total de crédito que hoje se encontra em R$ 757.116 milhões representando 31,3% do PIB deve apresentar um crescimento no ano de cerca de 25% elevando o volume emprestado (estoque) para R$ 916.000 milhões correspondente a cerca de 38% do PIB.

(MLC - InvestNews)