Grupo de negociações agrícolas internacionais discute Rodada Doha
Agência Brasil
BRASÍLIA - A Câmara de Negociações Agrícolas Internacionais reúne-se nesta quarta-feira no Ministério da Agricultura. Representantes do governo, da iniciativa privada e da sociedade civil vão discutir o atual estágio das negociações agrícolas da Rodada Doha e as deliberações da 75ª assembléia da Organização Mundial de Saúde Animal e suas conseqüências para o comércio de carnes.
De acordo com a assessoria do ministério, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) debaterá a proposta de parceria entre Estados Unidos, Brasil e Argentina para estímulo ao consumo de farelo de soja na Índia. Já a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) apresentará o projeto Produção Responsável no Agronegócio Soja. Serão avaliados também o reconhecimento de Santa Catarina como zona livre de aftosa, as diretrizes para compartimentalização (isolamento) de influenza aviária e Newcastle, a aceleração da retomada do status sanitário de aftosa (zona de contenção) e o reconhecimento do sul do Pará como zona livre de aftosa com vacinação.
Ainda na reunião da grupo de negociações agrícolas internacionais serão discutidas a responsabilidade e a compensação do Protocolo de Cartagena. Esse instrumento de direito internacional visa garantir proteção na transferência, manipulação e uso de organismos vivos modificados pela biotecnologia. O objetivo é evitar efeitos adversos na conservação e no uso da diversidade biológica, considerando riscos para a saúde humana e para o equilíbrio ecológico.