Redução na demanda com horário de verão é de 5%

Por

SÃO PAULO, 25 de setembro de 2007 - A Cemig (MG) calcula que com o horário de verão, que começa no dia 14 de outubro, haverá uma redução na demanda de 3,2% na sua área de concessão, o que corresponde a cerca de 240 MW. A potência equivale a geração a plena carga de praticamente duas usinas do porte da térmica de Igarapé (131 MW) ou a de quatro geradores da usina de Três Marias (66 MW cada).

A energia economizada, segundo a Cemig, equivale a 30% da carga de todo o Triângulo Mineiro, a 12,6% da carga de pico dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte ou ainda a demanda de uma cidade de 640 mil habitantes. No consumo, a Cemig espera uma redução na demanda de 96 mil MWh, durante todo o período do Horário de Verão. Para o consumidor residencial, a redução pode chegar a 5% no consumo mensal de energia.

Em todo o Brasil, a expectativa de economia, de acordo com do Operador Nacional do Sistema Elétrico, é de 4% a 5% de redução na demanda. Durante o pico diário da carga, que ocorre entre as 18h e 22h, a redução deverá ser superior a 2 mil MW, o que equivale, aproximadamente, à carga de duas cidades do tamanho de Brasília mais três cidades do porte de Florianópolis.

(Redação - InvestNews)