Cafés de Minas têm valorização no FestCafé
O concurso foi promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais por meio da Emater e da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e contou com profissionais da Escola Agrotécnica Federal de Machado e do Instituto Mineiro de Agropecurária (IMA), parceiros na realização das provas. Dos 30 cafés classificados - 15 na categoria Café Natural e 15 na Cereja descascado/desmucilado - cinco finalistas foram premiados em cada categoria. Os vencedores foram:
Café Natural:
1º lugar - Rubaldo Patrese - Poços de Caldas
Prêmio: Moto 125 cc
2º lugar - Francisco Otávio Lotufo - Poços de Caldas
Prêmio: Notebook
3º lugar - Maria José Junqueira Ceglia - Carmo de Minas
Prêmio: TV 29´
4º lugar - Alberto Thomaz Gonçalves - Carmo de Minas
Prêmio: TV 20´
5º lugar - Cícero Viegas Cavalcanti Albuquerque - Carmo de Minas
Prêmio: TV 20´
Cereja Descascado/desmucilado
1º lugar - Ralph de Castro Junqueira - Carmo de Minas
Prêmio: Moto 125 cc
2º lugar - Carlos Sérgio Sanglar - Araponga
Prêmio: Notebook
3º lugar - Cícero Viegas Cavalcanti Albuquerque - Carmo de Minas
Prêmio: TV 29´
4º lugar - Milton Faria Bonetti - Pedralva
Prêmio: TV 20´
5º lugar - Valter César Dutra - São João de Manhuaçu
Prêmio: TV 20´
´Nós tínhamos conhecimento de que nosso produto era de qualidade, pois trabalhamos muito para isso. Porém não imaginava ser o vencedor. Esse prêmio é resultado de 12 meses de dedicação com a lavoura, a secagem, colheita. Estou felicíssimo´, conta emocionado o 1º lugar na categoria Café Natural, Rubaldo Patrese, de Poços de Caldas, em nota.
Tão feliz quanto Rubaldo, o vencedor da categoria Cereja Descascado/Desmucilado, Ralph de Castro Junqueira, de Carmo de Minas, comemorava sua primeira colocação em um concurso de Qualidade de Café. ´Buscamos qualidade ao nosso café há seis anos. Já participei de vários concursos ficando em boas posições, entretanto nunca ganhei o primeiro lugar, até hoje´, afirma.
O FestCafé está reunindo os principais integrantes da cadeia produtiva do café com uma vasta programação, movimentando desde terça-feira a Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, com palestras, painéis, cursos e feiras.
(Redação - InvestNews)