Indústria fluminense tem alta de 6,1% em dezembro

Por

JB Online

RIO - A indústria fluminense manteve, em dezembro, o alto ritmo de atividade registrado durante todo o ano de 2007. As vendas reais cresceram 6,1% sobre o mês anterior, com ajuste sazonal - procedimento estatístico que retira os efeitos de variações típicas determinada época. No ano, a expansão de 3,4% ficou pouco abaixo do projetado, de acordo com a pesquisa Indicadores Industriais do Sistema Firjan.

O bom desempenho da indústria do Estado do Rio de Janeiro se refletiu no mercado de trabalho que, pelo décimo terceiro mês consecutivo, aumentou em 0,2% o pessoal ocupado, em dezembro na comparação com novembro, ou seja, 785 novas contratações. Em todos os meses do ano passado, houve crescimento do pessoal ocupado. O saldo ficou positivo em torno de 18 mil novos postos de trabalho. O resultado de 2007 foi o melhor desde o início da série histórica, iniciada em 1992, apresentando alta de 5,9% em relação a 2006.

Os salários pagos pela indústria fluminense, na série com ajuste sazonal, também subiram em dezembro, com alta de 1,1% sobre novembro. Aumentos, inclusive, ocorreram nas demais comparações: nos doze meses de 2007 em relação a igual período imediatamente anterior, foi de 7,66%; e, contra dezembro de 2006, de 6,84%.

A pesquisa do Sistema Firjan evidencia que a manutenção do ritmo forte da atividade industrial, em dezembro, contraria o que geralmente ocorre no último mês do ano. O resultado é conseqüência, em grande parte, das melhores condições da economia. Luciana de Sá, diretora de Desenvolvimento Econômico do Sistema Firjan, avalia como positivo o panorama para a economia fluminense nos próximos meses.

- Tendo como pano de fundo o alto ritmo de atividade do setor industrial no país e levando-se em conta os vultosos investimentos no Rio de Janeiro, é grande a probabilidade de que este cenário favorável tenha continuidade em 2008 - disse Luciana de Sá.

As horas trabalhadas na produção, em dezembro, confirmam as condições propícias à atividade industrial. Apesar dos feriados de fim de ano, houve aumento de 1,2%, com ajuste, na comparação com novembro. Alta idêntica também foi registrada frente ao mesmo mês de 2006. E, em 2007, o avanço alcançou 6,6% sobre o ano anterior.

Como decorrência do comportamento da produção industrial, a taxa de utilização da capacidade instalada atingiu 80,2%, em dezembro frente a novembro, quando foi de 79,1%, na série sazonalizada. Na média do ano, a taxa foi de 80,1%, superior à de 78,5%, em 2006.