Obama vence Clinton nas primárias do fim de semana

Por

SÃO PAULO, 11 de fevereiro de 2008 - Barack Obama, pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, venceu Hillary Clinton nas primárias deste sábado nos Estados de Washington, Nebraska e Louisiana, em uma batalha difícil pela indicação de seu partido. Já no lado republicano, Mike Huckabee, mesmo com duas vitórias, não representou uma ameaça ao adversário John McCain.

Em Washington, Obama obteve 67% dos votos, ante 32% de Clinton, garantindo 78 delegados e 19 superdelagados para a convenção democrata. Já em Louisiana, o senador de Illinois registrou 54% da preferência, contra 38% para Clinton. Em Nebraska, o resultado foi de 69% dos votos para Obama contra 31% para a ex-primeira-dama.

Obama também obteve vitória no caucus realizado ontem em Maine. De acordo com o diretor-executivo do partido democrata, Arden Manning, Obama ganhava 58% dos votos, contra 41% de sua rival Clinton, com 78% das mesas de votação apuradas.

Já no lado republicano, os resultados do fim de semana permitiram a Huckabee dar um impulso em sua campanha, após vencer no Kansas. O ex-pastor batista obteve 60% da preferência no Kansas, contra 24% de McCain.

Na Louisiana, os resultados apurados eram favoráveis a McCain, que vencia com 44% dos votos contra 42% de Huckabee. De acordo com sondagens realizadas até sábado, McCain conquistou 720 delegados convencionais dos 1.191 necessários para obter a indicação presidencial.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)