Xstrata trabalha para controlar a emissão de chumbo

Por

SÃO PAULO, 15 de abril de 2008 - A Xstrata, sexta maior mineradora do mundo, informou hoje que está trabalhando para melhorar o controle de emissão de chumbo na sua mineradora e complexo de fundição de Mount Isa, localizada na Austrália, onde as autoridades do setor de saúde estão investigando a contaminação de crianças com altos níveis do minério no sangue.

De acordo com Stephen Robertson, ministro da Saúde do Estado de Queensland, 45 crianças da região de Mount Isa apresentaram elevados níveis de chumbo no sangue, que poderiam prejudicar o comportamento e desenvolvimento intelectual.

Na semana passada, a advocacia australiana Slater and Gordon afirmou que estava preparando uma ação judicial contra a Xstrata e a favor dos pais de Stella Hare, uma menina de 6 anos, residente em Mount Isa, que foi diagnosticada com altos níveis de chumbo, selênio, cádmio e arsênio no sangue.

"Desde o início das operações da Xstrata na região, em 2003, a companhia já gastou milhões de dólares em mais de 80 melhorias ambientais que, por sua vez, estão permitindo-nos progressos no sentido de captar 95% das nossas emissões", disse Steve Kruijff Xstrata, chefe operacional da Xstrata em Queensland.

Entretanto, Kruijff afirma que os altos níveis de chumbo ocorrem naturalmente no solo, no qual a mineradora foi construída. Os resultados oficiais dos testes de contaminação serão divulgados no próximo mês, em um fórum público em Mount Isa, onde 4% do chumbo mundial é produzido.

(Micheli Rueda - InvestNews)