Ata do FomC centram as atenções nesta quarta-feira

Por

SÃO PAULO, 21 de maio de 2008 - O mercado aguarda com ansiedade a divulgação da ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), dos Estados Unidos, referente a reunião ocorrida entre os dias 29 e 30 de abril. Há pouco, o Ibovespa com vencimento em junho registrava valorização de 0,21%, aos 74.100 pontos, na Bolsa de Mercadorias & Futuro (BM&F).

Ontem, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reverteu a tendência de queda pouco minutos antes do fechamento do mercado, puxada pela valorização das ações da Petrobras, e cravou o 10° recorde de pontuação no ano. ´Durante todo o intraday, a bolsa encontrou na questão inflacionária o motivo que buscava para uma realização de lucros mais expressiva, figurando no vermelho por praticamente toda a sessão. Mas novamente o ator principal do mercado doméstico entrou em cena e virou o jogo perto do fim´, segundo relatório da Coinvalores.

Para esta quinta-feira, o mercado aguarda a minuta do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), dos Estados Unidos. O mercado espera que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anuncie o fim de um período de afrouxamento monetário. Desde setembro do ano passado, a entidade monetária vem promovendo sucessivos cortes na taxa de juros - de 5,25% para os atuais 2% - a fim de conter os ânimos dos investidores quanto a uma possível recessão na economia.

Na Ásia, as principais praças acionárias da região fecharam em queda nesta quarta-feira, afetadas novamente pelos contínuos avanços nos preços do petróleo. A alta do petróleo é atribuída, também, à notícia de que a Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) não elevará sua produção, ao mesmo tempo em que a oferta da commodity é vista como vulnerável pelo mercado.

(Vanessa Correia - InvestNews)