Ministério firma pacto pela madeira legal

Por

SÃO PAULO, 18 de julho de 2008 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assina hoje, às 10h, em Belém (PA) o Pacto pela Madeira Legal e Sustentável, que terá validade de um ano. O objetivo é promover a produção, o uso e o consumo sustentável dos produtos madeireiros da floresta amazônica.

O acordo será assinado pelo ministro, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, o presidente da Federação das Indústrias do estado, José Conrado Santos, o presidente da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira, Manoel Dias, e o presidente do Grupo de Produtores Florestais Certificados da Amazônia, Leandro Guerra.

Este é o terceiro acordo feito pelo ministério com setores econômicos para assegurar o consumo responsável e as bases para investimentos em negócios sustentáveis. Já foram contempladas as áreas de soja e minério.

Pelo pacto, o ministério e o governo paraense se comprometem, entre outras coisas, a estabelecer como meta a realização de 4 milhões de hectares de concessões florestais, em florestas públicas federais ou estaduais, até o final de 2009. Além disso, as entidades empresariais assumem a responsabilidade de só adquirir produtos de origem florestal de fontes legais e sustentáveis, verificando a fonte de suprimento dos fornecedores.

As informações são da Agência Brasil.

(Redação - InvestNews)