GM faz recall de 944 mil carros por risco de incêndio

Por

Portal Terra

SÃO PAULO - A General Motors anunciou nesta sexta-feira o recall de 944 mil veículos que contam com um sistema de aquecimento do limpador de pára-brisa. O defeito aparelho pode provocar mal-funcionamento dos controles eletrônicos, fumaça e até fogo. Segundo afirmou a empresa, incluem-se no chamado 850 mil automóveis nos Estados Unidos e mais quase 100 mil no Canadá, México e Oriente Médio.

A porta-voz da GM, Carolyn Markey, disse que houve nove incidentes com fogo ligados ao problema no sistema de aquecimento do limpador. No entanto, a montadora afirmou não contabilizar acidentes ou ferimento com relação ao defeito.

Os modelos que apresentam o problema são Buick Enclave, Buick Lucerne, Cadillac DTS, Cadillac Escalade, Cadillac Escalade ESV, Cadillac Escalade EXT, Chevrolet Avalanche, Silverado (Tahoe e Suburban), GMC Acadia, Sierra, Yukon, Yukon XL, Hummer H2 e Saturn Outlook, na maioria fabricados entre 2006 e 2008.

A Agência Nacional de Segurança das Estradas dos EUA abriu no último mês de fevereiro uma investigação sobre o potencial de fogo no compartimento do motor dos modelos Yukon e Tahoe. Em junho, a entidade ampliou a avaliação para os 2,7 milhões de caminhonetes e SUVs da GM e reportou 41 casos de incêndio no motor.