Feriado nos EUA reduz negócios no front doméstico

Por

SÃO PAULO, 1 de setembro de 2008 - Com o feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, o mercado acionário brasileiro deverá apresentar volume financeiro reduzido nesta segunda-feira, principalmente em função da ausência de investidores estrangeiros. Há pouco, o Ibovespa com vencimento em outubro registrava desvalorização de 0,86%, aos 56.010 pontos, nas negociações futuras da BM&FBovespa.

Mas, durante a semana, os grandes destaques na agenda doméstica ficarão por conta da produção industrial de julho (terça-feira) e do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto (sexta-feira). Nos Estados Unidos, os destaques serão o Livro Bege (quarta-feira) e o relatório do mercado de trabalho de agosto (sexta-feira), incluindo o famoso 'nonfarm payroll'.

Na última sexta-feira, pressionado pelo mau humor disseminado em Wall Street, o Índice Bovespa encerrou a sessão em queda e marcou mais uma semana de desvalorização. 'Depois de duas altas fortes consecutivas, o saldo positivo no período parecia garantido, mas a piora externa pela tarde se uniu à presença de um breve movimento de ajuste no mercado doméstico, que culminou na modesta retração de 0,30% do Ibovespa no acumulado da semana', segundo análise da Coinvalores.

Na Ásia, as principais praças acionárias da região encerram o dia em queda, pressionadas pelo avanço nos preços do petróleo, principalmente após a chegada do furacão Gustav no sul da Louisiana, obrigando a paralisação de um quarto da produção da commodity nos Estados Unidos.

(Vanessa Correia - InvestNews)