Mercado reduz discretamente previsão para IPCA este ano

Por

REUTERS

SÃO PAULO - O mercado reduziu discretamente a estimativa para a inflação deste ano e manteve a de 2009, mostrou o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira.

A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano caiu para 6,32 por cento, ante 6,34 por cento na semana anterior.

Apesar da mudança no cenário de curto prazo, o quadro para 2009 continua o mesmo. Analistas acreditam que o IPCA fechará o próximo ano com alta de 5,0 por cento.

Com isso, o cenário de juro traçado pelos analistas também não sofreu alterações. As projeções continuam apontando Selic de 14,75 por cento ao final deste ano e de 14,0 por cento em dezembro de 2009.

Para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) da próxima semana, a previsão também continua a mesma. Pelo relatório Focus, a Selic será elevada em 0,75 ponto percentual, para 13,75 por cento ao ano.

O mercado elevou a previsão de déficit em conta corrente neste ano, de 25,5 bilhões para 26,4 bilhões de dólares. A estimativa para o ano que vem manteve-se em saldo negativo de 34,8 bilhões de dólares.