Inflação em SP desacelera para 0,44% na 3ª prévia de setembro
O resultado, que representa o primeiro movimento de desaceleração em seis semanas, está um ponto percentual abaixo das expectativas da Concórdia Corretora de Valores, que projetava variação positiva de 0,45% para o levantamento atual.
O destaque da terceira quadrissemana de setembro ficou para Habitação, que colaborou para a desaceleração do IPC ao marcar inflação de 0,97%. O recuo é de 0,27 ponto percentual em relação à variação positiva de 1,24% observada na última prévia.
Outros três grupos também registraram desaceleração nos preços. Apesar de liderar a alta da atual medição, com inflação de 0,98%, os custos de Despesas Pessoais diminuíram 0,20 ponto percentual frente à prévia anterior, quando obteve variação positiva de 1,18%.
Na comparação entre a segunda quadrissemana de setembro e a atual medição, os preços de Transportes caíram de 0,27% para 0,25%, enquanto os de Educação recuaram de 0,10% para 0,06%.
O grupo Alimentação permaneceu no patamar baixista e registrou deflação de 0,47% na terceira quadrissemana de setembro. O resultado é 0,08 ponto percentual menor ante a variação negativa de 0,55% vista na prévia anterior.
Os demais grupos do IPC registraram aceleração nos preços. Vestuário marcou inflação de 0,38% no levantamento atual. O avanço é de 0,16 ponto percentual em relação ao observado na última medição. Já os custos de Saúde subiram para 0,62%, ante variação positiva de 0,47% observada uma semana antes.
O IPC mede a variação dos preços de produtos e serviços usualmente consumidos no município de São Paulo por famílias com renda mensal até 20 salários mínimos.
(Marcel Salim - InvestNews)