Pecuária pode controlar mudanças de clima

Por

SÃO PAULO, 28 de outubro de 2008 - Os produtores rurais de São Paulo podem se tornar guardiões da Mata Atlântica ao aderir ao programa Carbono Seguro, projeto da ONG Iniciativa Verde. O projeto é o primeiro do mundo a criar reservas de carbono em áreas até então destinadas à pecuária leiteira. A atividade é responsável por boa parte do desmatamento do bioma. O objetivo do programa, que recebe patrocínio da Caixa Capitalização, é reverter o quadro, transformando o produtor em aliado do meio ambiente.

'Vamos oferecer a dezenas de pequenos produtores a possibilidade de arrendar sua terra à preservação da floresta e não aos pastos', explica o diretor-presidente da ONG Iniciativa Verde, Francisco Maciel. 'Pagaremos o mesmo valor que ele receberia caso arrendasse um pasto à atividade pecuária. A quantia dependerá do tamanho da área a ser preservada e será repassada durante 30 anos, dando mais tranqüilidade e segurança à família do produtor'.

O Carbono Seguro preservará 17 hectares de floresta, o equivalente a 34 campos de futebol. A criação das reservas de carbono será realizada com recursos provenientes da venda de um novo título da Caixa Capitalização.

Além de ajudar a reduzir os impactos do aquecimento global, as reservas do programa Carbono Seguro incentivarão a adoção de um novo modelo sustentável de desenvolvimento na Mata Atlântica. A preservação das árvores e das espécies de animais da região, também melhorará a qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Macacos, localizada próxima a área beneficiada pelo projeto. 'A região escolhida, na cidade de Lorena (SP), é como uma mina de ouro do bioma da Mata Atlântica, considerado um 'hot spot' no corredor ecológico', conta Maciel.

A preservação florestal do programa Carbono Seguro contará com a gestão e auditoria da equipe Iniciativa Verde. Já o impacto social do programa na vida dos produtores rurais será avaliado pela John Snow Brasil, consultoria especializada em marketing social.

(Redação - InvestNews)