{{channel}}
Mudança climática é uma das prioridades de Obama
SÃO PAULO, 19 de novembro de 2008 - O presidente eleito Barack Obama vai agir rapidamente sobre questões de mudanças climáticas, segundo seu assessor ambiental, Jason Grumet, e deve dar continuidade a algumas políticas iniciadas por George W. Bush. Obama deve se espelhar em programs europeus e de alguns estados norte-americanos que visam a controlar as emissões, culpadas pelo aquecimento global, de acordo com Grumet.
O presidente eleito também deve trabalhar iniciativas de Bush que começaram conversas com emissores de dióxido de carbono (CO2) para chegar a um acordo.
A crise financeira levantou especulações de que Obama poderia atrasar medidas ambientais. Mas Janos Pasztor, consultor climático, diz que a administração do novo presidente traz uma nova possibilidade de países poloidores, como Estados Unidos, China e Índia, possam aderir aos termos do protocolo de Kyoto.
No próximo mês, representantes de mais de 190 países se reúnem na Polônia para continuar as negociações sobre um acordo de proteção climática. Os Estados Unidos é o único país industrializado que recusou assinar o protocolo de Kyoto.
(Redação - InvestNews)