Bush diz que montadoras têm que ser viáveis para receber ajuda

Por

REUTERS

WASHINGTON - O presidente dos EUA, George W. Bush, disse que antes de o governo fornecer ajuda financeira às montadoras, todos os aspectos de seus negócios devem ser avaliados para ver se elas podem sobreviver no longo prazo.

- É preciso haver viabilidade- disse ele ao programa Nightline, da ABC News, que liberou trechos da entrevista.

- Eu acredito que viabilidade significa que todos os aspectos das companhias precisam ser reexaminados para assegurar que elas podem sobreviver no longo prazo- acrescentou.

Bush disse que qualquer plano que seja aprovado precisa incluir os maiores esforços para assegurar que o dinheiro do contribuinte seja restituído.

A Casa Branca e os democratas estão discutindo um projeto destinado a providenciar 15 bilhões de dólares para Ford Motor, General Motos e Chrysler LLC, mas uma fonte da Casa Branca manifestou preocupações com relação à viabilidade das empresas.

O esboço do plano, enviado à Casa Branca, estabelece 31 de março como o prazo final para que as companhias submetam planos detalhados de como elas pretendem reduzir custos e se reestruturar para competir com rivais mas ágeis e capitalizados.