Juros em empréstimo bancário tem novo aumento, diz Procon
Portal Terra
SÃO PAULO - Pesquisa realizada dia 2 de dezembro pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania verificou um novo aumento nas taxas médias de juros em empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física, comparado aos valores de novembro. Ambas apresentaram a maior marca em anos.
A taxa média de juros registrada no empréstimo pessoal em dezembro foi de 6,25% a.m, a maior desde março de 1999 (6,77%). Já no caso do cheque especial ela ficou em 6,15% a.m., maior desde junho de 2003, quando foi registrado juros de 9,43% a.m.
No entanto o número de bancos que aumentou as taxas esse mês foi inferior ao de novembro.
No último mês, sete bancos elevaram a taxa de juros no cheque especial, em dezembro foram três. O Unibanco alterou de 8,59% para 8,99%, aumento de 0,4 ponto percentual. Já o HSBC subiu a taxa de 9,25% para 9,65%, acréscimo também de 0,4 ponto percentual. No Santander o aumento foi de 0,15 ponto percentual, saindo de 9,70% para 9,85% a.m.
Em empréstimo pessoal, esse último banco alterou de 6% para 6,69% as taxas de juros, aumento de 0,69 ponto percentual. Quem também elevou os valores foi o Unibanco, passando de 6,59% para 6,99% a.m.,acréscimo de 0,4 ponto percentual. Apenas duas das onze instituições financeiras elevaram as taxas de juros do empréstimo pessoal, três a menos que no último mês.
Os onze bancos pesquisadas foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.
A pesquisa utilizou dados considerando taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais. No empréstimo pessoal o período considerado para variação dos valores foi de 12 meses e para o cheque especial 30 dias.
A taxa de juros básica da economia definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM)em outubro foi mantida em 13,75%. A nova taxa será divulgada pelo COPOM e deve vigorar a partir desta quinta-feira.