Rio Tinto anuncia demissões e cortes nos gastos
De acordo com a companhia, desde meados de outubro deste ano a demanda por metais tem apresentado uma desaceleração, decorrente da crise financeira mundial. "Como resultado, as prioridades do grupo foram reorientadas para a preservação de fluxo de caixa e redução de empréstimos a curto prazo", acrescentou a Rio Tinto.
A companhia anglo-australiana informou na última sexta-feira que fechará suas minas de minério de ferro no estado de Western, Austrália, por cerca de duas semanas (durante as festas de fim de ano), com o objetivo de diminuir a produção de ferro, um dos ingredientes na fabricação do aço.
"Nós vamos interromper a produção de nossas minas Pilbara no período entre 22 de dezembro e 2 de janeiro, assim como as operações ferroviárias", informou um porta-voz da Rio Tinto. Serão mantidas apenas as atividades de manutenção e também, segundo o funcionário, as operações portuárias, que "devem ser mantidas dentro do seu nível de normalidade".
No último mês, a Rio Tinto já havia informado que reduziria em cerca de 10% a produção anual de Pilbara devido à queda da demanda por parte de seus clientes, em especial na China. Ao mesmo tempo, a mineradora revisou para baixo as suas estimativas para a produção da mina este ano, que deve ficar entre 170 e 175 milhões de toneladas.
(Redação - InvestNews)