Canadá segue EUA e anuncia pacote de auxílio a montadoras

Por

REUTERS

MONTREAL - O governo do Canadá e o da província de Ontário anunciaram neste sábado que irão seguir a medida dos Estados Unidos e fornecer 4 bilhões de dólares canadenses (3,3 bilhões de dólares norte-americanos) em empréstimos emergenciais às unidades locais das problemáticas montadoras norte-americanas, para mantê-las operando enquanto reestruturam seus negócios.

O pacote, anunciado pelo primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, e pelo premier de Ontário, Danton McGuinty, é anunciado um dia após a Casa Branca ter revelado um plano de 17,4 bilhões de dólares para dar suporte à indústria automotiva de Detroit.

Harper também anunciou duas novas medidas federais para ajudar a indústria como um todo uma para dar auxílio aos fornecedores e outra para ajudar que consumidores consigam crédito para comprar carros.

O governo federal propiciará 2,7 bilhões de dólares canadenses em empréstimos de curto prazo, e a província de Ontário entrará com 1,3 bilhão de dólares canadenses. Harper disse que o governo espera recuperar o dinheiro, mas reconhece que parte dele está em risco.

Harper disse que a ajuda reflete a porção de 20 por cento da capacidade de produção do Canadá ante o mercado da América do Norte. Ele disse que o Canadá não irá permitir uma reestruturação da indústria de uma forma que poderá levar à realocação de fábricas canadenses para os Estados Unidos.

- Essas são circunstâncias extraordinárias que requerem medidas extraordinárias - disse McGuinty em uma coletiva de imprensa com Harper.