Ibovespa sobe quase 4% e supera os 41 mil pontos
A melhora de tendência teve início com a publicação dos dados de fechamento de postos de trabalho no setor privado norte-americano. Apesar de terem sido fechadas 522 mil vagas em janeiro, o indicador veio melhor do que o projetado por analistas. Além disso, o indicador também foi bem recebido pelo mercado, já que apontou uma desaceleração do movimento de demissões se comparado a dezembro de 2008, quando foram fechadas 659 mil vagas.
Para completar o cenário, o índice que mede a atividade do setor de serviços (não manufatureira) norte-americano também apontou leve melhora, ao registrar 42,9 pontos em janeiro, ante 40,1 pontos observados em dezembro do ano passado. Um número abaixo de 50 pontos indica retração da atividade, enquanto que um número acima de 50 pontos mostra expansão da atividade.
A expectativa de aprovação do plano de salvamento econômico norte-americano, proposto pelo presidente Barack Obama, continua no centro das atenções. A Comissão de Bancos, do Senado, deve analisar a proposta nos próximos dias.
Mas, as consequências da crise financeira global continuam sendo sentidas pelas empresas. A Panasonic anunciou a demissão de 15 mil postos de trabalho no mundo, o que fez a empresa prever que terá seu primeiro prejuízo líquido em oito anos no final do ano fiscal de 2008. A fabricante espera fechar 27 fábricas, 13 delas no Japão, e registrar perdas líquidas de 380 bilhões de ienes (US$ 4,244 bilhões).
Por aqui, as ações preferenciais série A e preferenciais da Vale e Petrobras avançam cerca de 7% e 3,5%, respectivamente.
(Vanessa Correia - InvestNews)