Obras do PAC em estágio preocupante dobram em 3 meses

Por

Portal Terra

BRASÍLIA - Apesar de 11% do conjunto de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já estar concluído, a situação de obras consideradas chave para o governo se deteriorou de setembro a dezembro do ano passado. Em três meses, os empreendimentos em estágio preocupante duplicaram, passando para 2% de todo o volume de projetos, informou nesta quarta-feira o Comitê Gestor do PAC.

O número de ações monitoradas aumentou de 2.198 em setembro para 2.378 em dezembro, mês que ainda não computa as obras de habitação e saneamento. De todas elas, 80% estão em ritmo adequado, 7% em estágio de atenção e 2% em nível preocupante.

No último balanço do conjunto de obras, divulgado em setembro, 83% estavam com ritmo de execução adequado, 7% em estágio de atenção e 1% em patamar preocupante.

Entre as principais obras paralisadas estão a revitalização do sistema de pistas e pátios do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a construção do novo terminal de passageiros do aeroporto de Vitória (ES) e a ampliação do pátio e viabilização de um novo terminal de passageiros no aeroporto de Macapá (AP). Apenas em Guarulhos, o projeto está parado desde março de 2008.

Também aparecem como em patamar preocupante a construção do sistema de esgotamento sanitário de Porto Velho (RO), que apresenta "grande atraso na elaboração de projetos", e a projeto de revitalização dos berços de atracação do porto de Itaqui (MA).