EUA: Deputado quer incluir Paraguai em lei de preferências tarifárias
Agência ANSA
WASHINGTON - O deputado norte-americano Eliot Engel apresentou nesta quarta-feira ao Congresso do país um projeto de lei para incluir o Paraguai na Lei de Preferências Tarifárias Andinas e Erradicação de Drogas (ATPDEA), o que permitiria ao país exportar produtos para os Estados Unidos livre de taxas.
Em um comunicado, o parlamentar, que integra o Partido Democrata e preside o subcomitê para a América Latina e o Caribe do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes (Deputados), disse que a iniciativa tem dois objetivos principais: "reduzir a pobreza no Paraguai e melhorar a já forte relação" do país com os Estados Unidos.
Engel, que se reuniu com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, no último mês de novembro, disse que durante o encontro o governante manifestou interesse em buscar uma maior aproximação com Washington.
- Lugo já é um bom amigo e um importante aliado - ressaltou.
Por meio do ATPDEA, o governo norte-americano oferece vantagens comerciais a países andinos e em troca exige o cumprimento de metas no combate ao narcotráfico. A região concentra os maiores níveis mundiais de produção de cocaína, e os Estados Unidos são o principal destino da droga. Hoje, Colômbia, Equador e Peru estão incluídos no acordo, criado em 1991.
Em dezembro do ano passado, a Bolívia, que também desfrutava de isenção tarifária, teve seu benefício suspenso pelo então presidente George W. Bush, que considerou que o país não vinha colaborando de maneira eficiente para erradicar a produção de entorpecentes.
Para La Paz, porém, a decisão teria sido uma resposta ao fato de o presidente Evo Morales haver expulsado do país o embaixador norte-americano, Philip Goldberg, acusado de ingerência, em setembro.
No comunicado difundido hoje, o deputado Engel argumentou que, desde sua implementação, o ATPDEA já "gerou milhares de empregos" na Colômbia, no Equador, no Peru e na Bolívia, e que o mesmo poderia ocorrer agora, no Paraguai.
O parlamentar ressaltou ainda que seu projeto de lei encarna o espírito de cooperação com a América Latina e representa uma vitória para Estados Unidos e Paraguai.
A medida conta com o respaldo do deputado republicano Dan Burton, de Indiana, e dos democratas Howard Berman, da Califórnia, e Robert Wexler, da Flórida.
Engel revelou que um projeto complementar será apresentado no Senado pelo democrata Bill Nelson, da Flórida, e pelo republicano John Cornyn, do Texas.