Executivo da Hitachi processado por combinar preços

Por

SÃO PAULO, 1 de abril de 2009 - O executivo Sakae Someya, de uma subsidiária da Hitachi, foi processado por envolvimento em combinação de preços das telas de LCD vendidas para a Dell. Segundo informações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, não foram apontados os nomes de outros responsáveis pela combinação de preços.

O escândalo é mais um problema para a companhia, já gravemente afetada pela queda na demanda e pela guerra de preços no segmento de televisores de tela plana.

No começo de março, a empresa admitiu sua participação na formação de cartel e concordou em pagar uma multa de US$ 31 milhões por sua participação na "conspiração de combinação de preços".

A companhia, que também está se retirando da produção de telas de plasma, anunciou nesta quarta-feira a venda de uma planta no Japão para a refinadora de petróleo Showa Shell Sekiyu.

A subsidiária Hitachi Displays é controlada 50,2% pela Hitachi Ltd. O restante da participação acionária é divido igualmente entre Canon e Panasonic.

(Redação - InvestNews)