Recanto dos cinéfilos se previne contra o vírus da gripe suína
Raphael Zarko, Jornal do Brasil
RIO DE JANEIRO - Ao contrário do esperado pela Abav, as autoridades municipais de cidades como Caxias do Sul e Gramado não apostam em perdas de visitantes na festejada alta temporada da Serra Gaúcha. O presidente do Sindicato da Hotelaria, Bares, Restaurantes e Similares da Região das Hortênsias (Gramado, Canela e Bento Gonçalves), Julio Cardoso, está preocupado, mas otimista com as medidas de prevenção tomadas pela prefeitura. Para Cardoso, a procura até vai aumentar muito devido à desistência dos turistas pelas férias em Bariloche ou outras cidades da Argentina.
Acho que estamos alheios a esse problema, ainda não tivemos foco. Os hotéis estão lotados. Mandei e-mail para todos pedindo que qualquer sintoma de gripe seja encaminhado para a Vigilância Sanitária. Mais do que isso não podemos fazer. Imagina colocar nossos garçons com máscara? Ia dar um tumulto. Não dá para ter alarme demais. Estamos alertas, bem instruídos.
De 9 a 15 de agosto, Gramado recebe o 37º Festival de Cinema. A expectativa para esse ano é de que cerca de 100 mil pessoas assistam às quase 300 produções nacionais e sulamericanas. Mesmo com tantos turistas, inclusive muitos da Argentina segundo país com mais mortes por conta da gripe suína, o secretário municipal de Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, garante que a cidade está preparada para acolher os turistas da temporada e os cinéfilos do festival. Foram confeccionados milhares de folders e informes para a população se prevenir da gripe, reconhecer os sintomas e saber como proceder em caso de suspeita.
Trouxemos infectologistas, equipes médicas, tudo foi feito há mais de duas semanas para orientar as pessoas a se hidratarem mais, que comam mais frutas, façam atividades físicas, ter higiene com as mãos diz o secretário, que avisou aos hotéis para, em caso de ocorrência, isolar a pessoa, levar ao resguardo do município pelo tempo previsto de sete dias.
Responsável há quatro anos pelo sucesso do Festival de Cinema, Alemir Coletto confia na estrutura da cidade para lidar com a situação. Para Coletto, o perfil do público cinéfilo também facilita o trabalho de prevenção.
São intelectuais, cineastas, pessoas que não devem ter imunidade baixa, o que quase sempre facilita ficar acessível a pegar o vírus aposta Coletto, que calcula em mais de 1.000 o total de empregos gerados por toda estrutura de bares, restaurantes e hotéis do festival.
Distante cerca de 70 km de Gramado e Canela, com aproximadamente 500 mil habitantes, em Caxias do Sul a possibilidade de contágio é real. Um cenário de hospitais cheios e alerta na população fez o município enviar documento ao estado e ao governo federal solicitando algumas medidas para combater a gripe na cidade, que tem dois casos suspeitos a cada dia, segundo informe da prefeitura.
Para o secretário de Turismo de Caxias do Sul, Jaison Barbosa, as ações da prefeitura servem para tranquilizar a população. De acordo com a secretaria, o fluxo de turistas aumentou 10% em relação a junho e cerca de 15% ante o mesmo período do ano passado. A ocupação média anual da hotelaria é de 67%, com picos de 80% na alta temporada.
Segundo Barbosa, anualmente o turismo de negócios atrai 600 mil hóspedes para Caxias, que em 2010 comemora os 120 anos de emancipação política. A cidade também se prepara para receber uma seleção estrangeira na Copa do Mundo de 2014. Para isso, o maior clube da cidade, o Juventude, investe R$ 10 milhões em um centro de treinamento.