Consórcios de eletroeletrônicos bate recorde do ano

Por

SÃO PAULO, 6 de agosto de 2009 - No mês de junho, os consórcios de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis bateram recorde de vendas, de acordo com estudos feitos pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Foram mais de 11,5 mil novas unidades comercializadas. O acumulado semestral de 2009 pontuou 57 mil cotas, 5,6% maior que as 54 mil do mesmo período de 2008.

Apesar da alta nas vendas, o total de contemplações bem como o número de participantes não reverteu sua retração. No último mês do semestre havia aproximadamente 114 mil consorciados, 18,9% menos que os 140 mil daquele mês no ano passado. No acumulado de contemplados houve 25 mil (jan-jun/2009) cartas de crédito entregues, 28,8% inferior às 34,8 mil (jan-jun/2008) totalizadas anteriormente.

Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, a recuperação gradativa da economia sinaliza a confiança e o desejo do brasileiro em continuar adquirindo seus bens. "De forma planejada, utilizando o consórcio como poupança e com os incentivos dados pelo governo, o consumidor tem aderido aos grupos de consórcios de eletroeletrônicos", friza.

(MLC - Agência IN)