Paraná lidera alta da produção industrial em julho, diz IBGE
Portal Terra
RIO DE JANEIRO - A produção industrial cresceu em dez das 14 regiões pesquisadas no Brasil em julho, na comparação com junho (com ajuste sazonal), informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Paraná, com avanço de 15,3%, liderou o desempenho regional no período, subindo acima da média nacional (2,2%). Com o resultado, o Estado "praticamente" devolveu sua queda acumulada nos três meses anteriores, que foi de 16,1%.
Outras regiões que tiveram desempenho acima da média nacional no período foram Espírito Santo (8,9%), Goiás (6,0%) e Amazonas (3,6%). "Com taxas positivas, mas abaixo do total da indústria, figuram ainda: Rio de Janeiro e Minas Gerais (ambos com 1,8%), São Paulo (1,4%), Rio Grande do Sul (1,1%), Ceará (0,9%) e Santa Catarina (0,8%)", destacou a nota do IBGE.
Na contramão, na mesma base de comparação, ficaram Bahia (-6%), região Nordeste (-3,5%), Pernambuco (-1,5%) e Pará (-1%).
Na comparação anual (com o mês de julho de 2008), 13 das 14 áreas tiveram queda na produção, com a exceção sendo Goiás (4,4%). "As taxas negativas mais elevadas foram registradas no Espírito Santo (-20%), Minas Gerais (-16,1%) e São Paulo (-11,9%)", informou a pesquisa.
Na média nacional, a produção industrial brasileira avançou 2,2% em julho na comparação com junho, no sétimo avanço mensal consecutivo. Já ante o mesmo mês do ano passado, o indicador teve queda de 9,9%, na menor retração anual desde abril. No acumulado do ano, o índice recuou 12,8% e, nos últimos 12 meses, a queda é de 8%.