Ata do Copom trouxe algumas mudanças "sutis"

Por

SÃO PAULO, 29 de outubro de 2009 - A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta manhã trouxe algumas mudanças sutis quanto à avaliação das condições econômicas, reafirmando a atenção quanto ao desempenho futuro dos preços, que no momento atual segue consistente com a trajetória de metas em 2010 e 2011, mas que diante de um cenário interno, e principalmente externo, cheio de incertezas, pode se alterar ao longo dos próximos meses e mudar a convergência da inflação.

Para a economista-chefe da ICAP Brasil, Inês Filipa a ata divulgada estimula o mercado a redobrar a atenção quanto à divulgação futura de indicadores econômicos internos e externos, afirmando que os dados disponíveis até o momento sinalizam um cenário de contínua recuperação da economia e condizente com a trajetória de metas no longo prazo.

Ainda segundo a economista, apesar das expectativas favoráveis, há muitas incertezas e o cenário poderá ser alterado à medida que novos indicadores forem divulgados, sinalizando um maior/menor ritmo de crescimento da economia, com impactos sobre a trajetória da inflação. Antecipar muito as expectativas é negativo para o Banco Central, principalmente quando se estima crescimento acelerado da economia e alta da inflação.

"O Copom mostra que está atento à mudanças quanto ao desempenho da economia e que estará pronto para agir quando se confirmar riscos eminentes para a inflação. A expectativa é de manutenção dos juros ao longo de 2010, com o cenário podendo ser alterado à medida que se mostrar um movimento mais forte de crescimento da economia", ressalta Inês.

(Maria de Lourdes Chagas - Agência IN)