Comissão vai investigar sobre aliança entre BHP e Rio Tinto
A Comissão "examinará, principalmente, se essa empresa conjunta terá uma incidência negativa para a competição no mercado mundial de minério de ferro transportado por via marítima", explicou em um comunicado.
Rio Tinto e BHP Billiton concentram a maior parte do transporte mundial de minério de ferro ao lado da brasileira Vale. As três empresas controlavam em 2008, respectivamente, 18,6%, 17,1% e 32,8% do mercado.
A organização indicou que a abertura de uma investigação não significa que possua provas de uma eventual infração, mas considera a questão como "prioritária".
"O minério de ferro é o principal componente do aço", um material "chave para os setores automobilístico, de construção e de bens de consumo", lembra a Comissão no comunicado.
As autoridades australianas de concorrência também abriram uma investigação similar.
A aliança entre a Rio Tinto e a BHP Billiton na Austrália suscitou críticas no setor de siderurgia pelo temor de que repercutisse negativamente nos preços do minério de ferro.
O setor já havia protestado no ano passado por uma tentativa de compra hostil da BHP Billiton sobre a Rio Tinto, que não foi adiante.
(Redação com agências internacionais - Agência IN)