Fundos de renda fixa devem fechar o mês em até 0,95%
Os Títulos indexados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cuja projeção do mercado é inflação de 0,67% para janeiro, devem fechar o mês com resultados bem acima dos demais fundos de aplicações a juros, com rendimento bruto na faixa de 0,90% a 1,15%, dependendo do prazo do papel.
Por outro lado, os Títulos indexados ao Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), que registrou inflação de 0,63% em janeiro, devem fechar o mês com bons resultados, acima da maioria dos demais fundos de aplicações a juros, com rendimento bruto na faixa de 0,75% a 1,05%, dependendo do prazo do papel.
Colombo comenta que durante o mês de janeiro, o mercado se apresentou otimista até a metade do mês, quando notícias de aperto monetário na China criaram apreensão no mercado. Em sequência, os planos do governo norte-americano de restringir a atuação dos bancos naquele país também criou nervosismo. Desse modo, a maioria das bolsas apresentou resultados negativos no mês.
No Brasil, o Ibovespa também sofreu bastante. O fato ficou exacerbado com a saída de recursos de investidores estrangeiros da bolsa e más notícias das balanças comercial e de pagamento do País. Desse modo, depois de muito tempo o real se desvalorizou no mês frente ao dólar.
(Maria de Lourdes Chagas - Agência IN)