Ferrovia unindo Brasil a Chile repercute na Argentina
Este foi um dos vários projetos analisados em La Paz, capital boliviana, entre o assessor especial da Presidência da República brasileira, Marco Aurélio Garcia, e autoridades locais. Garcia chegou à Bolívia na última terça-feira (6) e encerrou ontem (8) a série de reuniões mantidas entre técnicos e empresários dos dois países.
Hoje, em La Paz, o ministro boliviano dos Transportes, Walter Delgadillo, divulgou novos detalhes sobre o projeto, que ainda está em fase inicial de estudos, segundo informações da Agência Boliviana de Informação (ABI).
Delgadillo revelou que a construção da ferrovia vai precisar de investimentos que chegam a US$ 100 milhões e terá preocupação com a preservação do meio ambiente. Por isso, os técnicos brasileiros e bolivianos optaram inicialmente pelo uso de um trem elétrico.
De acordo com o ministro boliviano dos Transportes, estuda-se a formação de um consórcio multinacional entre o Brasil e a Bolívia, havendo a possibilidade da entrada da China e da Índia no projeto. A experiência da Índia na construção de ferrovias, disse Walter Delgadillo, poderá ser muito útil ao projeto.
O ministro Walter Delgadillo disse que a ferrovia vai fazer parte de um sistema integrado de transporte que o governo boliviano quer implantar, com ligações entre o rodoviário, aéreo e fluvial.
(Redação - Agência IN)