Varejo do RJ espera alta nas vendas de 13,9% no Dia das Mães

Por

SÃO PAULO, 4 de maio de 2010 - No próximo Dia das Mães, os empresários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro esperam faturar 13,9% a mais do que no mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Fecomércio-RJ. A variação deste ano foi 2,3 pontos percentuais maior quando comparado a expectativa do ano passado (11,6%). O setor mais otimista é o de Telefonia Celular, que aguarda alta no faturamento de 16,5%. Calçados (15,8%) e Perfumaria (14,7%) também esperam aumento nas receitas.

Diante dessa estimativa otimista, as contratações para a data também estão maiores em relação ao Dia das Mães de 2009. Entre os entrevistados, 15,1% dos empresários admitiram funcionários temporários para a data, parcela acima da registrada no ano passado (13,6%).

Com os preços dos fornecedores, em média, apenas 1,1% maiores do que há um ano, as promoções utilizadas para atrair os clientes são: a facilitação da forma de pagamento, a oferta de descontos no ato da compra e a criação de kits promocionais.

A maioria dos empresários consultados (91,0%) já fez ou está fazendo preparativos para atrair o consumidor. Este percentual é maior da série, e ficou acima dos 87,8%, apurados em 2009.

As principais táticas utilizadas para preparar o comércio são: aumento dos estoques (56,8%), realização de promoções (58,9%), lançamento de novos produtos (38,3%) e decoração da loja (44,7%). A expectativa de crescimento das vendas em função do Dia das Mães fez com que os pedidos aos fornecedores subissem 6,4%, em relação ao mesmo período do ano passado. As razões para tal estão sobretudo na retomada das contratações no mercado de trabalho e no crescimento da renda em termos reais, que contribuem para o otimismo de consumidores e empresários.

Foram entrevistados 511 empresários dos setores de Roupas; Eletroeletrônicos; Calçados e Bolsas; Perfumaria e Cosméticos; Telefonia Celular; Utensílios para o Lar; Jóias e Bijuterias; CDs e DVDs.

(Redação - Agência IN)