Bancos e mineradoras lideram ganhos das bolsas europeias
Ao final do pregão, o índice FTSE-100, de Londres, avançou 0,54%, aos 5.132 pontos, o DAX, de Frankfurt, teve valorização de 0,49%, aos 6.065 pontos e o CAC-40, de Paris, subiu 0,46%, aos 3.554 pontos.
O primeiro aspecto que trouxe otimismo ao mercado foram as ações das instituições financeiras. Em Londres, os papéis do Lloyds Bank fecharam com alta de 0,99%. Já em Frankfurt, as ações do Deustche Bank tinham elevação de 0,48%.
O desempenho das mineradoras também atraiu a atenção dos investidores. As ações da Rio Tinto, tiveram valorização de 3,22%, na bolsa de Londres.
Por outro lado, os indicadores econômicos do velho continente vieram diversos. Hoje foi divulgado que a balança de bens e serviços do Reino Unido registrou déficit de 3,8 bilhões de libras esterlinas em maio deste ano, contra perdas de 3,5 bilhões de libras esterlinas em abril (dados ajustados sazonalmente).
Já o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) no mesmo país recuou 5,1% nos 12 meses encerrados em junho deste ano, em relação a alta de 5,7% no mesmo período finalizado em maio.
Por fim, o índice de preços ao consumidor na Alemanha avançou 0,9% em junho de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informou hoje o Departamento Federal de Estatísticas (Destatis). Em abril deste ano, houve alta de 1,2% na comparação anual. Na comparação mensal, houve alta de 0,1%.
(Redação - Agência IN)